Razão de existir...

Este blog consiste na execução de um trabalho acadêmico do professor José Edson da disciplina de Marketing da Universidade de Fortaleza. O mesmo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento das ferramentas de marketing e as atividades relacionadas com o fluxo de bens e serviços disponibilizados aos consumidores da empresa Livraria Cultura.

Histórico

A história da Livraria Cultura começou quando Eva Herz, mãe do atual presidente do conselho administrativo da rede, Pedro Herz, teve a ideia de abrir um serviço de aluguel de livros, na sala de sua própria casa, no bairro dos Jardins, na capital paulista. Eram tempos difíceis. Para fugir da perseguição nazista, a família havia deixado Berlim em 1938 e precisava encontrar formas de aumentar o orçamento. 

 Em 1950, Eva resolveu incrementar o negócio e, além de alugar livros, passou a vendê-los. Nessa época, seu nome já se firmava entre as mães da cidade, que mandavam os filhos à livreira não só para que alugassem ou comprassem exemplares, mas para que também se aconselhassem sobre leituras. 

Em 1969, ela abandonou o serviço de aluguel e passou a tocar apenas a livraria, então instalada num sobrado na Rua Augusta, onde as duas salas da frente serviam de loja, e a parte de trás, de residência para a família. No mesmo ano, Pedro Herz assumiu a gestão dos negócios e realizou o sonho da mãe de instalar-se em um lugar mais amplo, no Conjunto Nacional. Foi nesse endereço que a empresa sedimentou o perfil que a tornou conhecida: uma grande livraria, com qualidade, variedade e bom atendimento. Na década de 1970, tem início o processo de ampliação de suas instalações no Conjunto Nacional. 

Em 1973, foi inaugurada a unidade dedicada à informática, aos negócios, às finanças, ao marketing e às ciências. 

Dezessete anos depois, em 1990, foi aberta a loja especializada em publicações de ensino de línguas estrangeiras e dicionários. 

Em 1995, a Livraria Cultura criou seu site na internet e, seguindo tendências mundiais, passou a ser a primeira livraria brasileira a vender livros online. 

No início de 1997, abriu ao público uma loja de 600 metros quadrados no Conjunto Nacional, voltada às áreas de literatura e humanidades. No fim do mesmo ano, reinaugurou sua primeira unidade, totalmente reformada, que passou a vender exclusivamente livros de arte. 

Em 2000, outro grande projeto da diretoria, agora integrada também por Sergio e Fabio Herz, filhos de Pedro, se concretizou: a Cultura inaugurou sua primeira filial. Um espaço de 3 mil metros quadrados no Shopping Villa-Lobos, também na capital paulista. 

Em julho de 2006, seria a vez de outro shopping da cidade ganhar uma loja: o Market Place. Três anos antes, em 2003, a Cultura havia aberto sua primeira filial fora de São Paulo, no Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre. Em 2004, foi a vez do Recife e, no ano seguinte, de Brasília. 

Em 2007, além de pôr em funcionamento suas novas instalações no Conjunto Nacional, a Cultura investiu na renovação de sua identidade visual. Em 2008, abriu uma unidade em Campinas, a primeira fora de uma capital, e inaugurou ainda uma loja com conceito inédito de varejo customizado no Conjunto Nacional chamada Companhia das Letras por Livraria Cultura. No segundo semestre abriu também uma loja no Bourbon Shopping São Paulo. 

Em junho de 2009, abriu a loja Instituto Moreira Salles por Livraria Cultura, com o mesmo conceito da loja da Cia. das Letras. E em novembro, a loja Record por Livraria Cultura. 

Em maio de 2010, a Livraria Cultura expandiu os negócios na capital federal, inaugurando mais uma loja – agora no Shopping Iguatemi Brasília –, que recebeu a primeira filial do Teatro Eva Herz. Em junho do mesmo ano, abriu sua primeira filial no Ceará, no centro de compras Varanda Mall, em Fortaleza. Em novembro, estreou na capital baiana, no Salvador Shopping, com a segunda filial do Teatro Eva Herz, tradicional espaço na loja do Conjunto Nacional, em São Paulo, que recebe espetáculos estreantes e consagrados, além de talk shows, pocket shows, palestras, debates e mesas-redondas. 

Para 2011, já tem confirmada a abertura de duas unidades no segundo semestre: uma no Rio de Janeiro - no Fashion Mall, em São Conrado, e uma em Curitiba, no Shopping Curitiba. A segunda Livraria Cultura chegará ao Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2012, onde funcionava o antigo Cine Vitória, no centro da cidade maravilhosa.

Fonte: www.livrariacultura.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário